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Os serviços de SEO são fundamentais para uma empresa em desenvolvimento, que deseja, principalmente, aumentar a sua visibilidade e alavancar vendas. Além de ser um trabalho que pode ser desenvolvido internamente, grande parte dos empresários têm optado por contratar empresas especializadas na área.

Isso acontece devido à especialização do conhecimento na área, assim como a experiência em desenvolver estratégias, usando técnicas de marketing digital que irão fazer toda a diferença nos resultados conquistados.

Atualmente no Brasil, mais da metade do tráfego de sites e e-commerces acontece de forma orgânica. Ou seja, com conteúdos otimizados de forma gratuita, apenas com técnicas de SEO. Sendo assim, boa parte dos acessos que os sites recebem, vêm das buscas do Google, pelas páginas que ficam bem posicionadas, entre as primeiras colocações.

Isso é resultado de uma boa estratégia de SEO, criação de conteúdo relevante para o usuário. O algoritmo do Google muda constantemente, mas cada vez mais, o foco é o usuário. É ele quem precisa ser atendido.

Sendo assim, tudo gira em torno de desenvolver conteúdo otimizado, que passe informação relevante para o público. Mas como fazer isso de forma correta, que gere resultados para a sua empresa? Através de uma agência especializada em SEO.

A terceirização esse trabalho é algo muito comum atualmente. Contudo, é importante encontrar empresas que tenham responsabilidade e experiência na área. Para saber como contratar e quais são os serviços realizados por essas empresas, continue lendo.

Quais são os serviços de SEO?

SEO representa a sigla Search Engine Optimization, e envolve técnicas que otimizam o site e os conteúdos, para facilitar a indexação das páginas junto aos mecanismos de busca. É o que facilita com que o conteúdo seja entregue entre as primeiras respostas quando o usuário realiza uma pesquisa.

Sendo assim, o principal objetivo do serviço é construir melhor as páginas do site, usando programação, assim como usar o marketing de conteúdo com estratégia para aumentar a visibilidade do site.

Um site bem ranqueado possui mais possibilidades de vendas, já que ele é mais visto e consegue mais cliques, por exemplo. Diferente dos anúncios, o tráfego orgânico envolve técnicas que usam as regras do algoritmo do Google a seu favor, sem qualquer tipo de investimento.

Uma agência de SEO normalmente atua com a consultoria de SEO para empresas. Sendo assim, desenvolve cronogramas e um planejamento editorial para criar conteúdos otimizados que resolvam problemas, ou entregue algum tipo de solução para o público.

As técnicas de otimização são várias, e os principais serviços de SEO oferecidos pela agência são:

1.      Estudo da persona

Ao montar um modelo de negócio, é fundamental descobrir quem é o público alvo e a persona do seu produto ou serviço oferecido. Somente assim, é possível saber para quem se vende. De uma forma direta, é necessário descobrir quem é o seu público, para então, direcionar o discurso e a comunicação. Entender suas dores e consequentemente solucioná-las.

Essa análise profunda requer informações iniciais que podem tanto ser encontradas na internet, ou através de uma pesquisa de mercado. Portanto, em um planejamento de SEO, o primeiro passo é descobrir quem é o público ideal.

2.      Pesquisa de palavras chaves

As palavras chaves são fundamentais dentro de uma estratégia para otimização e por isso, fazem parte dos serviços de SEO. Para o marketing digital, essas palavras possuem prioridade durante a produção dos textos, deve ser um elemento crucial e que tenha volume de buscas. Tudo pode variar de acordo com a estratégia, mas a palavra chave é uma das ferramentas fundamentais da técnica.

Durante o planejamento das escolhas das palavras chave, uma lista pode ser feita, até mesmo para visualizar o que é mais buscado pelo público. Entender o que a persona busca e oferecer essas informações, é o ponto chave, para uma criação de conteúdo que seja relevante.

3.      Criação de conteúdo

Ter uma agência especializada em SEO é o ideal para o planejamento do marketing de conteúdo eficiente e relevante para o seu público. Além de descobrir quem é a persona da sua empresa, criar conteúdo organicamente para atrair, exige conhecimento dos algoritmos dos buscadores, e técnicas de otimização eficientes.

Atualmente o Google eleva muito mais os conteúdos que sejam relevantes e importantes para o usuário. Sendo assim, as técnicas de otimização são importantes, mas é preciso criar o conteúdo para quem vai ler, ou seja, o público.

4.      Análises de dados

Faz parte dos serviços de SEO prestados por uma agência especializada, a avaliação dos dados dos conteúdos. É necessário ter experiência para avaliar os possíveis erros que podem estar acontecendo que impedem que o site fique entre as primeiras colocações. Ao fazer essa análise, encontrar as melhores soluções para resolver os problemas e assim, voltar a ter resultados e tráfego otimizado.

As análises fazem parte de toda e qualquer estratégia que busca algum tipo de resultado. Sendo assim, ao contratar uma agência, é importante saber como é feita as análises de tráfego, de cliques, quais as ferramentas utilizadas e assim por diante.

5.      Relatórios de desempenho

Esse trabalho oferecido por empresas que atuam com a consultoria de SEO, promovem a melhoria das campanhas e da própria estratégia de criação de conteúdo. Esse relatório mostra tudo aquilo que funcionou, o que deu certo e o que não deu certo para o público. Esses relatórios são realizados de forma periódica para mostrar o desempenho da estratégia, e melhorar ou modificar o que for preciso.

Nesses relatórios, é possível avaliar a taxa de cliques, a taxa de rejeição, como o tempo de permanência dos usuários nas páginas e se eles saem rápido, e até mesmo o comportamento do usuário no site. A avaliação dessas métricas é essencial para medir o trabalho realizado.

6.      Definição das estratégias de marketing digital

Desenvolver estratégias de marketing digital está incluso nos serviços de SEO, ainda mais quando se trata de marketing de conteúdo. Portanto, trabalhar com link building, SEO On Page, SEO Off Page, posts para blog, otimização do site, etc. Tudo faz parte das ações desenvolvidas para melhorar a performance na internet.

Durante a criação de estratégia, é preciso uma ordem de prioridade seja feita entre as ações. Principalmente inicialmente. Isso faz parte dos serviços para aumentar a performance do site.

7.      Implementação das estratégias

Depois de criar as estratégias, é preciso saber como implementá-las. Sendo assim, para colocar as estratégias e as práticas de otimização em ação, os profissionais precisam ter uma grande atenção.

Ao contratar uma agência terceirizada para realizar esse tipo de ação, é importante que toda a equipe interna, seja capaz de assumir demandas. Isso exige um tempo de produção e prazos a serem cumpridos. E sempre, respeitando o cronograma de implementação criado.

8.      Acompanhamento

O mesmo vale para o acompanhamento da otimização. Todas essas etapas são essenciais para os serviços de SEO, que exigem essa atenção. Quando é necessário, a correção de alguma ação pode ser feita de imediato.

O acompanhamento é feito para verificar de perto o cumprimento dos principais objetivos definidos. Dessa forma, além de verificar os dados do que está funcionando, a agência também pode utilizar dados do Google Analytics e PageSpeed para realizar essa verificação.

9.      Otimização da estrutura do site

Ao contratar serviços de SEO, a agência especialista vai atuar também na otimização do site, tornando as páginas mais leves e que atendam aos algoritmos do Google. Existem diversos fatores fora dos conteúdos escritos que precisam ser levados em consideração durante o ranqueamento.

Sendo assim, a otimização precisa ser feita não apenas no conteúdo, mas também em toda a estrutura do site. Isso ajuda a melhorar a classificação e os resultados das pesquisas. Além de garantir maior qualidade para o site.

10.  Otimização e SEO On Page

Uma agência especializada em SEO, atua com todos os recursos para otimizar os conteúdos e garantir que os mecanismos de busca do Google, posicionem bem as páginas do site. SEO On Page, é o aglomerado dessas técnicas, que seleciona não apenas títulos, meta descrição e palavras chaves, mas várias outras ferramentas.

Sendo assim, nos principais serviços de SEO, é essencial saber como a otimização das imagens é feita, como fica a usabilidade do usuário, carregamento das páginas etc. Ter uma equipe vai atuar diretamente nesse temática, é o melhor investimento para a empresa que deseja crescer.

11.  Otimização SEO Off Page

O SEO Off Page é todo o serviço de otimização que é feito fora do site. Ou seja, são as técnicas usadas que referenciam o site da empresa como autoridade. Os backlinks ou link buildings. Esse é um recurso muito valioso para SEO e que exige um pouco mais de expertise para saber como fazer.

Saber como moldar a classificação do Google, para com os próprios resultados das pesquisas, leva um pouco mais de tempo, já que o domínio precisa se tornar uma referência. Mas é totalmente possível fazer isso, com técnica e conhecimento na área.

O que faz um profissional de SEO?

O profissional que atua com serviços de SEO, é responsável por realizar uma série de ações que tem como objetivo otimizar os sites para os mecanismos de busca. Além disso, entender como funciona os algoritmos do Google, para interagir com ele da melhor maneira para se manter no topo do ranking.

Dentre os principais objetivos da atuação de um profissional da área de SEO, é essencial que ele saiba como deixar o site bem posicionado nas buscas. É dessa maneira que o usuário encontra o site da empresa durante as buscas.

o ranking de buscas mostra quais são os sites otimizados e de relevância para o usuário.
Exemplo de busca realizada no Google, mostrando o posicionamento dos primeiros resultados do Google.

Ao contrário do que muita gente acredita, o profissional da área de SEO, nem sempre recorre aos anúncios pagos. Ao saber trabalhar com o tráfego orgânico, com práticas eficientes de ranqueamento, as páginas dos conteúdos criados ficam bem colocadas de forma constante.

Existe uma série de práticas e técnicas a seguir, levando em considerações as atualizações do Google que acontecem de forma recorrente. Por isso, é altamente recomendável contratar um profissional ou uma agência especializada em SEO para ficar por dentro de tudo que acontece nessa área.

A importância de usar o SEO atualmente em estratégias do digital, se faz essencial na busca. É o que garante uma maior visibilidade. E contar com um profissional e uma equipe para atuar nesse sentido, oferece uma maior competitividade no mercado.

Além disso, sempre que o usuário busca um conteúdo online, ele dá prioridade para páginas e conteúdos que mostrem autoridade. O Google entende que conteúdos bem feitos, otimizados e relevantes, são os melhores para ficar entre as primeiras posições. Justamente, os que são escolhidos pelos usuários.

Como contratar serviços de SEO e consultoria?

Ao tomar a decisão de contratar serviços de SEO e terceirizar as estratégias, o próximo passo fica em desenvolver o marketing digital. Por isso, entre em contato comigo para solicitar orçamento de serviços de SEO!

Por se tratar uma prestação de serviço, a contratação deve ser feita visando a criação de conteúdo otimizado, planejamento, execução de campanhas, uso do funil de vendas, e o que mais essencial para as metas.

A intenção de um projeto que envolva otimização de conteúdo, e classificar melhor as páginas do site ou blog, para os mecanismos de busca. Dessa forma, fica mais fácil e vantajoso para as empresas, sendo vistas e conseguem alavancar as vendas.

A divulgação da marca através dos algoritmos, influência na visibilidade, e por isso, contratar agências que realizem auditoria e consultoria de SEO, produção de conteúdo, que saiba trabalhar com SEO On Page e SEO Off Page e faça o monitoramento adequado das métricas, é o ponto principal.

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