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As pesquisas realizadas no Google para encontrar empresas na cidade, mostram os resultados conforme a localização do usuário. Portanto, empresas que estão interessadas em ficar entre as primeiras colocações no ranking de buscas, podem contar com o serviço de um consultor de SEO local, que otimiza os dados da empresa.

Qualquer empresa precisa estar presente na internet, se quiser ser encontrada. Atualmente, 100% das buscas por alguma empresa é realizada na internet. Quando a empresa não está no Google, não possui seus dados, endereço e telefone disponível, ela perde vendas.

Sendo assim, usar as técnicas de SEO local é essencial para expandir o seu negócio e mais importante, ter visibilidade. Contratar essa consultoria pode aumentar em até 70% o número de visitas na empresa, no ambiente físico.

De acordo com algumas pesquisas realizadas pelo Google, 76% dos usuários fazem buscas na internet antes de ir até uma loja ou empresa na própria cidade. Portanto, para atrair novos clientes em potencial, é necessário investir nessa estratégia.

Para entender melhor como funciona e o que é SEO local, continue lendo para entender a importância de contratar um profissional para melhorar a visibilidade da sua empresa.

O que é SEO local?

SEO Local são as estratégias digitais que envolvem empresas de determinada região. As técnicas envolvem ampliar o destaque de negócios locais e mostrar ao usuário aqueles que estão mais próximos da sua localização.

Por exemplo, se você entra no Google e pesquisa por “padaria”, o algoritmo do Google vai levantar as principais opções que estão mais próximas a sua localização e vai te mostrar os melhores resultados.

Existem outras métricas que o Google considera para ranquear as melhores opções. Mas de uma forma geral, é preciso estar cadastrado para aparecer para o seu possível cliente e também atrair cada vez mais, o público que está próximo.

resultados de padaria na busca que aparecem no Google Maps
Google Maps mostrando resultados para a busca feita de forma local.

Os resultados das pesquisas locais são avaliados de acordo com o próprio comportamento dos usuários. O Google entende que as pessoas têm suas próprias preferências quando buscar por empresas na internet.

As avaliações também contam muito para a ordem dos resultados e isso é essencial para o algoritmo de pesquisa além da proximidade do local. Quando o usuário digita uma palavra-chave no campo de busca, ele quer algo que atenda a sua necessidade, que seja bom e esteja próximo. Por isso, o Google mostra os resultados levando esses pontos em consideração.

Muito provavelmente você já notou a diferença de fazer uma busca estando no trabalho, por exemplo, e estando em casa. A ordem dos resultados acabam sendo levemente diferentes devido a localização.

A busca local existe há muitos anos na internet, mas recentemente vários novos elementos foram sendo alterados. O Consultor de SEO local tem o conhecimento e as habilidades necessárias para montar a estrutura online que a empresa precisa para ser encontrada e mostrar os seus produtos e serviços com técnicas de marketing eficientes.

Principais serviços de SEO local

Cada objetivo vai levar a um planejamento de serviço diferente. Entretanto, os principais serviços prestados pelo consultor de SEO local, envolver métodos de otimização. Sendo assim, para melhorar a visibilidade de um negócio, é essencial que algumas técnicas sejam colocadas a prova, como:

1.      Backlinks

Os backlinks se encaixam dentro do serviço de otimização de SEO, principalmente para valorizar a autoridade da marca. A citação de outro site, para links da empresa, favorece o domínio e com isso, o Google entende que aquele negócio tem autoridade. Portanto, para SEO local, isso também tem validade e ajudar a melhorar o ranqueamento entre os concorrentes.

2.      SEO On Page

Toda a otimização realizada dentro do site da empresa para aparecer entre os melhores resultados nos mecanismos de busca, envolvem práticas de SEO On Page. As práticas de SEO exigem um especialista, como o próprio consultor de SEO local.

3.      Assessoria de imprensa

Ao contratar um profissional para atuar como consultor de SEO local, o serviço de assessoria de imprensa envolve a criação de uma boa relação nos canais de comunicação. É importante que a empresa tenha essa forma de gerenciar a comunicação com o público. Tanto para divulgar novos produtos, se relacionar e até mesmo gerenciar possíveis crises.

4.      SEO Off Page

Dentre as estratégias de otimização, SEO Off page envolve as principais práticas fora do site. Ou seja, tudo o que ajuda a sua marca e empresa a se tornar referência. Essa estratégia é fundamental para elevar a posição do site no ranking, favorecendo também a sua autoridade no mercado.

5.      Google Meu Negócio

O uso de SEO Local exige a criação de uma conta na ferramenta Google Meu Negócio, responsável por fazer as recomendações, além de suar outras páginas como Google Maps, por exemplo.

Resultados locais relacionados a busca de estabelecimento feito
Busca de estabelecimento mostra os principais locais mais próximos e mais otimizados

É necessário cadastrar os serviços da empresa junto a essa ferramenta, para que todas as áreas de atuação da empresa ou todos os tipos de produtos sejam mostrados na tela de buscas do Google.

6.      NAP

O NAP pode se traduzido como Name, Address e Phone number. Serve principalmente para as informações mais importantes da empresa. O NAP é a aba lateral que é mostrada quando se faz uma busca local.

Sendo assim, o consultor de SEO local preenche esses dados com as informações da empresa, e até mesmo pode realizar algumas publicações de fotos dos produtos ou descrever os serviços oferecidos.

Exemplo do NAP com informações da empresa buscada.
Informações detalhadas no NAP da Padaria Pão Nosso.

Nessa aba lateral o usuário pode ver o nome da empresa, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e as imagens adicionadas. Esse é um serviço realizado também pelo consultor para que os dados da empresa fiquem visíveis e disponíveis para o público.

7.      Google Maps

O mesmo vale para o cadastramento do endereço no Google Maps. A plataforma precisa utilizar o mapa para determinar a distância do local em relação à região do usuário. Sendo assim, o Google Maps é fundamental na estratégia de otimização.

Através do Google Meu Negócio, a gestão dos resultados em outros locais é feita de forma automática. Por isso, o profissional precisa realizar o cadastramento com todas as informações da empresa, de forma completa. Endereço, telefone, horários de atendimento, etc.

8.      Snippets para a empresa

Os Snippets são conhecimentos como posição zero. São as caixinhas de perguntas diretas que aparecem na página de buscas. Normalmente, o objetivo dessa ferramenta é responder as dúvidas do usuário de forma mais rápida.

Snippets aparecem como se fossem perguntas relacionadas as buscas feitas no Google
Quando se faz uma busca no Google, o Snippet mostra outras perguntas relacionadas e já com as respostas na página de buscas.

Portanto, quando se faz uma busca de estratégias de marketing digital por exemplo, algumas outras perguntas relacionadas são levantadas e adicionadas nesse snippets e respondidas de forma direta em conteúdos semelhantes. Para buscas locais, essa ferramenta também é muito importante para se tornar um conteúdo relevante para a sua audiência.

Qual a importância do SEO Local?

A intenção de contratar um consultor de SEO local é de aumentar a visibilidade da empresa online. Com isso, além de ter maior fluxo de clientes, é possível ficar entre os primeiros resultados da busca devido as técnicas de otimização que o profissional utiliza.

A visibilidade é importante, afinal, quem não é visto não vende. Sendo assim, além te ajudar a ser encontrado, trabalhar com SEO local também aumenta a exposição da empresa. Tornando-a mais visível para potenciais clientes próximos, o que favorece as vendas localmente.

Essa atração de clientes de qualidade, torna a estratégia de SEO muito mais eficiente com relação à conversão. Sendo assim, usar as estratégias de otimização, usando palavras chaves corretas, e desenvolvendo o perfil da empresa, faz toda a diferença sobre o posicionamento da marca no mercado.

O que faz um consultor em SEO?

O Consultor de SEO local realiza o trabalho de otimização de conteúdo regional, com intuito de melhorar a presença da empresa online. Com isso, consequentemente consegue aumentar as vendas, atraindo mais clientes através dos mecanismos de buscas.

Todo o serviço desempenhado pelo profissional, visa aumentar essa presença, além de criar conteúdos para atrair o público local.

Quanto custa uma consultoria de SEO?

O SEO Local pode fazer muita diferença no faturamento de uma empresa. Independente se é um negócio de prestação de serviço ou vender produtos, utilizar essa estratégia aumenta não apenas a visibilidade local da empresa, mas também as vendas.

Contratar um consultor de SEO local tem o seu custo, principalmente pela especialidade em buscas orgânicas que o profissional possui. Contudo, como cada projeto e estratégia é desenvolvida de forma personalizada, os preços variam conforme a demanda.

É preciso entrar em contato, mostrar quais são os objetivos da empresa, e assim, um orçamento é realizado para elaborar o serviço, de acordo com as necessidades da empresa. Até porque, a otimização envolve, muitas vezes, um processo geral de criação de sites, criação de marketing de conteúdo e muito mais.

Toda essa estrutura tem um custo, mas que são necessárias para que o mecanismo de busca veja a empresa como algo de relevância para o usuário.

Onde contratar consultor de SEO Local?

Sou a Daiane de Souza e ofereço o serviço de consultor de SEO local, atendo a sua empresa e deixo a sua marca em evidência. O intuito do serviço é atrair os consumidores mais próximos e para isso, ter ajuda especializada é fundamental.

Estou no mercado há vários anos e conta com uma bagagem de conhecimentos e experiência na área e consultoria de marketing digital, estratégias de SEO e com isso, consegue montar o planejamento de forma personalizada para atender as demandas da sua empresa.

Já atendi diversas empresas locais e à distância e para ajudar a sua empresa a ter os melhores resultados para o seu negócio! Entre em contato para tirar as suas dúvidas e realizar um orçamento.

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