Aprender como fazer SEO local envolve um conjunto de estratégias voltadas a atrair um cliente até a sede física de uma empresa. Seja com intuito de comprar um produto ou contratar um serviço.

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SEO local é uma estratégia desenvolvida, que possui o intuito de aumentar a visibilidade das marcas e empresas online. A atuação da estratégia acontece de forma regional, com práticas focadas na otimização das páginas dentro de uma busca específica e próxima. Por isso, se torna importante saber como fazer SEO local, durante a criação do perfil da empresa.

Durante a construção da estratégia de como fazer SEO local, é válido abordar possibilidades distintas em prol de aumentar a visibilidade. O sistema vai ajudar com que os usuários e futuros novos clientes possam encontrar a empresa com mais facilidade.

Para quem não sabe muito bem ainda de como esse tipo de técnica funciona, trouxemos um guia completo que mostra desde as técnicas mais básicas até as mais avançadas. Onde você aprenderá estratégias de SEO local, e como fazer para ranquear melhor o seu endereço nos mecanismos de busca.

Além disso, com a melhoria dos resultados da SERP no Google, também fica mais fácil fazer com que o nome da empresa apareça entre as primeiras colocações. Para saber mais detalhes e aprender como realizar essa otimização, continue lendo.

  • O que é SEO local;
  • Como realizar SEO local e bem posicionado;
  • Quais os benefícios de usar SEO local?
  • Como fazer SEO local usando estratégias de pesquisa;
  • Cadastro completo do Google meu Negócio;
  • Fatores de ranqueamento para SEO local;

O que é SEO Local?

As estratégias de como fazer SEO local, não se diferenciam muito das estratégias de como fazer SEO tradicionais de um site. Além disso, existem alguns fatores para ranquear melhor um site que também são usados em SEO local.

Um exemplo de SEO local são os textos de blog com indicações de estabelecimentos
Exemplos de marketing de conteúdo com SEO local

Grande parte das técnicas são parecidas, incluindo o uso de palavras-chave que tenham ligação com os produtos e serviços oferecidos. Com isso, é preciso preocupar em elaborar estratégias e palavras-chave locais, que possam indicar a região da empresa e o local onde ela funciona.

Quais são os benefícios do SEO local?

As estratégias de como fazer SEO local implicam principalmente em maneiras de otimizar os resultados de busca que são específicos de cada localidade. Sendo assim, os mecanismos de busca entendem que precisam dar prioridade para algumas informações, principalmente as que desejam ranquear seus conteúdos.

A geolocalização é extremamente relevante para os usuários que estão em busca de algo próximo, seja um prestador de serviço ou algum produto específico. Portanto, quando existe um delimitador geográfico para refinar as buscas, elas se tornam muito mais eficientes.

As soluções que envolvem SEO local, permitem que as oportunidades possam aparecer para as empresas, que são localizadas de maneira facilitada. Em outras palavras, saber como fazer SEO local envolve uma série de fatores que vão promover a marca e o produto.

Os serviços locais para quem possui uma empresa pequena, ou é um prestador de serviço local, necessita de estratégias. Com intenção de se comparar com outras marcas maiores, que também fazem otimização de conteúdo.

Além de usarem palavras-chave mais genéricas, conseguem aumentar seu tráfego orgânico e consequentemente, o número de vendas. Selecionamos algumas técnicas para criar um guia completo que vai do básico ao avançado para quem está em busca de otimizar o SEO local da empresa.

Como fazer SEO Local?

Quando é dito que para usar o SEO local é necessário pensar em estratégias, além das que são criadas normalmente. Existem fatores como velocidade, responsividade, carregamento de página entre outros pontos que são fundamentais para quem realiza buscas locais.

De uma forma geral, quem faz uma busca local, usa um smartphone, que sempre está com o GPS conectado. Portanto, os resultados mostrados vão ser aqueles que estão mais próximos do seu local. Com isso, fica mais fácil para o Google mostrar os melhores resultados locais, que estão próximo a onde está sendo realizada a pesquisa.

O modo de atrair clientes para uma loja física, por exemplo, pode aparecer de duas formas no Google. Com isso, nota-se que há duas possibilidades de ser encontrado pelo novo cliente em potencial.

Resultados locais

Quando os clientes fazem uma avaliação para a empresa online, o fator de ranqueamento melhora e isso é fundamental para os resultados locais. Além disso, vale ressaltar que quanto mais comentários a avaliações positivas a empresa tiver, melhor será para ranquear entre os resultados locais.

Entretanto, as avaliações não são o único ponto que define como a empresa aparece na SERP. É preciso saber como fazer SEO local e é isso que vamos explicar adiante. Contudo, os resultados locais são mostrados de acordo com a proximidade levada em consideração. Esse é o primeiro fator de ranqueamento.

Google Meu Negócio é essencial para SEO Local
Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio para aparecer nas indicações!

Em sequência, o algoritmo leva em consideração as avaliações feitas e os resultados que somam relevância ao que foi pesquisado pelo usuário. Esses resultados aparecer na SERP do Google com algumas informações em evidência, como por exemplo:

  • Localização mais próxima;
  • Pontuação e nota da empresa de acordo com avaliação de clientes;
  • Endereço completo;
  • Avaliações dos usuários;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Link para o site (se houver);
  • Rota de trajeto no Google Maps.

Resultados orgânicos e locais

No caso dos resultados orgânicos outros fatores são levados em consideração para o ranqueamento de como fazer SEO local. Entretanto, ainda são os fatores mais comuns conhecidos em SEO.

As buscas que são feitas localmente, na grande maioria das vezes são feitas através de um smartphone. Por isso, a responsividade ou versão Mobile do site, é praticamente obrigatória. Além disso, outros fatores que auxiliam no bom ranqueamento para SEO local são:

  • Segurança do site;
  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • Criação de conteúdo que seja relevante;
  • Backlinks de sites que tenham relevância e qualidade;
  • Otimização dentro da página;
  • E criar autoridade de domínio na página.

Google Meu Negócio

Para conseguir construir um bom posicionamento local nos mecanismos de busca, é preciso garantir que o site da empresa ofereça todas as informações necessárias da sua localidade. Além disso, os pontos citados acima também são importantes e devem ser levados em consideração.

Existe ainda a possibilidade de impulsionar as estratégias de SEO local, ao cadastrar a empresa no Google Gerenciador de Perfis de Empresa, ou o que também é conhecido como Google Meu Negócio.

Portanto, criar páginas de contato da empresa, é um primeiro passo, e um formulário para receber informações e dados dos clientes. A página de contato precisa ser completa, com nome da empresa, endereço, telefone um mapa do Google Maps para mostrar a localização.

Se achar interessante, adicione sua empresa no Bing Places, o buscador da Microsoft que mesmo não sendo tão popular, pode oferecer muitas oportunidades de negócios para um negócio que está começando no mercado.

Já o formulário é interessante para conseguir leads e dados cadastrais dos clientes, caso essa seja uma estratégia. Além disso, monte uma página que fale sobre a empresa. Adicione informações locais para atuação, links de páginas de parceiros e franquias de outros estados, se houver, etc.

Uma ótima dica de como fazer SEO local, é sempre garantir que o telefone e o contato da empresa apareçam em todos os locais e que ele seja clicável. Podendo até mesmo ser um link para o WhatsApp comercial. Isso garante que o usuário entre em contato de imediato.

Coloque marcações em dados locais

Criar dados mais estruturados para local, podem gerar features snippets nos resultados do Google. Além disso, é uma maneira de organizar melhor as informações mostradas pelo buscador. Mostrando ao usuário as opções que sejam mais relevantes para determinado local.

Exemplo de dados estruturados para SEO Local
Dados estruturados em site veterinário para aparecer nas indicações locais

Para fazer essa marcação é preciso preencher todos os campos necessário de estrutura no localbusiness. A partir daí, a empresa já vai passar a ter mais estrutura local com marcação otimizada.

Criar páginas específicas

Quando a empresa possui vários endereços, é importante criar páginas específicas para cada uma delas. Existem ferramentas que podem ser usadas para conferir o volume de buscas de cada palavra-chave, assim como o volume e a localização o Google Trends é uma delas.

Para que o campo semântico não seja perdido, é interessante usar uma única palavra chave que esteja bem posicionada na ferramenta. Quando se faz mais de uma página para a mesma empresa, é possível personalizar cada uma delas usando informações locais.

Além disso, construir uma estratégia é essencial de como fazer SEO local. Cada palavra pode ser mais específica em cada um dos endereços.

Otimização do conteúdo do título e da descrição

Durante o aprendizado de como fazer SEO local, e ao escolher as melhores palavras-chave, o próximo passo é otimizar as páginas específicas. Alterar meta tags, títulos, meta description, etc. Tudo que já funciona como estratégia de marketing digital.

Contudo, vale ressaltar nas medidas e tamanhos exatos de descrição que se pode utilizar. Existe um limite para tamanho de título e meta description, para que o resultado não fique cortado na página de busca. É importante ficar atento ao tamanho permitido.

Veja dicas de como fazer SEO Local para empresas
A meta descrição é uma forte aliada para SEO Local

O mesmo acontece com a inserção de palavras-chave focadas nas principais regiões no footer. Esse elemento em HTML nada mais é que o rodapé da página. Onde também pode ser otimizado com o uso de elementos corretos para a estratégia, ou até mesmo informações de contato e direitos autorais.

Criando conteúdo otimizado

O uso das técnicas de marketing de conteúdo vão funcionar em SEO local, quando ele for criado de forma específica para cada endereço. Além disso, os conteúdos precisam estar todos otimizados e com as palavras-chave centralizadas no campo semântico.

As heading tags, como a H1, H2, H3, etc, devem estar presentes dentro do conteúdo, contendo a palavra-chave e suas variações. Fazer linkagem interna entre página, leva o usuário para outro conteúdo de mesmo assunto ou parecido, também é uma maneira de otimizar as postagens.

Toda a otimização de H1 e meta tags com palavras-chave regionais, vão servir para melhorar o ranqueamento do site. A criação de conteúdo para as páginas com campo semântico regional, assim a criação de URLs regionais, são fundamentais para concluir o processo.

Artigos elaborados que complementem a estratégia

A criação de conteúdo precisa ser feita de forma elaborada, com estratégia. A intenção deve sempre ser a de reforçar a estratégia de SEO local, abordando assuntos específicos em cada endereço.

O blog ajuda muito durante o processo de atração quando é usado estratégias de topo de funil, junto a técnicas de otimização para melhorar a posição no ranking.

A criação de conteúdo precisa contar com artigos que falem de eventos, situações atuais que estejam acontecendo na região, ou o que couber no nicho da empresa, e que seja de interesse do público alvo que busca informações úteis no local.

Em todos os conteúdos, é preciso adicionar um link que converta. Seja para preencher um formulário e assim garantir um lead, ou um link de contato para falar diretamente com um atendente, etc.

As estratégias desenvolvidas em torno de SEO local, abrangem um conjunto de soluções que tem intuito de aumentar a visibilidade de um negócio. Isso tende a acontecer em determinadas regiões, já que ao utilizar o Perfil no Google Perfil da Empresa, é possível receber avaliações e criar novas campanhas em redes sociais diferentes.

Entretanto, algumas outras soluções podem aparecer de forma mais simples e solucionar o problema de tráfego muito facilmente.

Otimize a conta do Google Perfil da Empresa

Criar conta no Google Perfil da Empresa é fundamental. Além disso, otimizar as páginas é o que vai trazer mais resultados para atrair leads e público local. Ter uma conta proporciona a possibilidade de aumentar a visibilidade online da empresa, algo que de quase de forma imediata, aumenta o número de clientes.

Entretanto, existem recomendações que precisam ser feitas, assim como configurar corretamente os dados da empresa. Portanto, assim que começar a preencher o formulário do negócio. Utilize palavras-chave, que tenham a ver com a área e o segmento de atuação.

Existem categorias para escolher dentro da plataforma. Encontre aquela que mais caracteriza o negócio. Descobrindo a opção que melhor se aplica ou que você oferece ou vende ao seu público. Entre nome, endereço e outras informações de contato, adicione todos os meios de entrar em contato com a empresa.

Encontre a melhor palavra-chave

Para começar a otimizar os conteúdos criados para SEO local, é importante encontrar qual a melhor palavra-chave que se pode usar. Portanto, faça buscas e encontre os termos mais procurados localmente. Existem ferramentas que auxiliam nesse processo, além de fornecer insights importantes para melhorar ainda mais o trabalho.

Para entender como fazer SEO local, algumas palavras sempre serão mais importantes do que outras em termos de concorrência. Isso serve para ranquear melhor os conteúdos que você irá criar. Além disso, existem etapas que ajudam a melhorar a segmentação das palavras.

Contudo, é necessário fazer uma pesquisa ampla sobre as palavras-chave locais relevantes para o seu negócio. Ao encontrar os melhores termos, coloque-as no site, no texto, nos metadados, nas URLs para melhorar o posicionamento.

Um conteúdo bem otimizado diretamente para a região, pode se tornar mais relevante para o público que faz a busca. Sendo assim, sempre que achar necessário, adicione pontos de referência para facilitar com que encontrem o seu local. Mas sempre adicionando informações relevantes.

Outra estratégia válida é fazer backlinks ao contatar outros parceiros. Mas é necessário que estes tenham sites relevantes.

Faça o acompanhamento da posição nas SERP

De nada adianta fazer um bom cadastro, otimizar as páginas e criar conteúdos relevantes, senão houver um acompanhamento do posicionamento no ranking das SERPs. Depois de encontrar as melhores palavras-chave para ranquear, é preciso fazer o monitoramento delas.

Algumas plataformas permitem que o rastreamento seja feito, principalmente comparando localizações geográficas diferentes. Além disso, também é importante monitorar o que fazem os concorrentes.

Faça uso de link building local

Entre em contato com sites locais para oferecer link building, e assim receba também. Quem tem empresa pequena, pode se aproveitar muito desse tipo de parceria e compartilhar uma proximidade geográfica com outros negócios da região.

Portanto, sempre que achar oportuno, entre em contato e peça essa menção, fazendo uma menção de volta em seu site. Essa conquista de backlinks promove alta qualidade para o Google. Que entende esses sinais como relevância e melhora o posicionamento.

Esteja presente nas redes sociais

É um fato que estar nas redes sociais atualmente, faz toda a diferença. Além de ser mais visto o seu negócio também passa a ter diversas oportunidades de crescimento. As plataformas são variadas e é possível aumentar a presença online gratuitamente.

O primeiro passo é escolher qual delas é mais adequada para a sua empresa. Em seguida começar a elaborar as melhores estratégias para crescer dentro da plataforma, tornando a presença relevante para os seguidores.

As redes sociais podem contribuir e muito no SEO local. No caso do Facebook por exemplo, é possível aumentar o público já que a rede social possui uma enorme base de contatos. Existe ainda a capacidade de que os usuários façam check-in e informem o local de postagem. Importante, adicione seu endereço completo em todas as redes sociais da empresa.

Isso pode ampliar ainda mais a visibilidade do seu negócio. Tornando-o visível para o público que já te segue, além de encontrar novos potenciais clientes. Através do Facebook, é possível divulgar a loja física, criando uma página personalizada.

Já no Twitter, as postagens são mais limitadas e podem ter apenas 280 caracteres. É possível subir imagens e vídeos para lá também, mas o recurso mais poderoso ainda é o conteúdo escrito. Ideal para disparar campanhas e divulgar eventos.

Contudo, o Twitter também serve para melhorar a comunicação com os seguidores. Fazendo perguntas de forma direta, criando enquetes e interagindo com eles. Muitas marcas conhecidas e grandes, usam as sugestões e opiniões dadas nas redes para melhorar seus produtos e serviços.

Enquanto isso, o Instagram é voltado para impulsionar a marca. potencializar o engajamento do público, e facilitar a interação com novos usuários e seguidores. Essas são as principais redes, mas é possível trabalhar com qualquer uma delas.

Interação é importante

Quando falamos da importância de como fazer SEO local e aumentar a presença no mundo digital, é importante entender que se trata de uma relação mais próxima do público. Muitas vezes, empresas que começam a aprender sobre tendências de marketing digital para empresas e sobre os canais de vendas através da internet, se esquecem do principal.

A intenção de criar uma presença online, é para ser visto, e consequentemente, estreitar laços com os clientes. Por isso, interagir, é fundamental par manter essa relação sempre atualizada. Portanto, criar postagens que estimulem o diálogo, que gerem interação e engajamento, é primordial para uma estratégia bem feita.

Mas fazer tudo isso, requer tempo e atenção para com o seu público. Portanto, utilize esse tempo com estratégia. Faça perguntas, enquetes, responda dúvidas e comentários dos seguidores, e assim por diante.

A comunicação online deve ser uma prioridade depois de como fazer SEO local. Além disso, é essencial ser consistente em todos os canais criados. Por isso surgiu a profissão de Social Media, que consegue atender essa necessidade em grandes empresas. Para quem ainda é pequeno, contratar essa mão de obra pode ser um ótimo investimento.

O profissional vai planejar e agendar suas postagens, analisando métricas e definindo sempre o melhor horário para o desempenho em cada postagem. Isso ajuda a manter os seguidores engajados e também, ajuda a fazer crescer a presença da empresa no digital.

Atenção aos comentários e avaliações online

Ter uma avaliação é tão importante quanto uma recomendação pessoal. É através dos comentários e avaliações online, que muitas pessoas tomam a decisão de escolher ou não determinada empresa. Mas é preciso saber como conquistar essa avaliação.

Para isso, melhorar a experiência de compra é um primeiro passo. Em segundo, ao aprender a fazer SEO local, a avaliação de produtos ou serviços fica exposta, e por isso, é interessante conseguir o melhor comentário possível.

Após isso, monitorar o que é dito e sempre responder os comentários, principalmente para negócios locais, é algo imprescindível. Essas avaliações normalmente impactam positivamente na imagem da empresa. Portanto, sempre que achar oportuno, peça para que clientes façam avaliações e as coloque no site.

Depois, envia uma mensagem ou um e-mail agradecendo as palavras que recebeu. Nas redes sociais e também em outros sites, é importante que as avaliações negativas sejam monitoradas e resolvidas o quanto antes.

Inclusive, quando for responder alguém, não o faça nos comentários. Isso pode prejudicar a relação com outros clientes que possam visualizar essa conversa. Mesmo que o comentário seja injusto, mantenha-se profissional. Contate o cliente e tente resolver a situação no privado.

É comum cometermos erro, isso acontece. No caso de uma empresa, peça desculpas pelo privado e resolva o problema da maneira que for possível.

Crie anúncios com limitação geográfica

Os anúncios são ótimas opções para alavancar resultados. Para saber como fazer SEO local usando essa estratégia, é preciso primeiro conhecer as oportunidades que essa opção traria. Isso porque será um feito um investimento. Portanto, ao encontrar o que a delimitação geográfica pode trazer, fica mais fácil saber como fazer.

O geofencing, ou delimitação geográfica, se torna eficiente em publicidade local, pela limitação de perímetro. É como se uma linha fosse feita ao redor da empresa, disparando alertas e anúncios apenas para quem estiver dentro dessa área.

Mas vale ressaltar que essa técnica é voltada apenas para quem já sabe otimizar os conteúdos com relação a SEO local. Tendo isso pronto, o geofencing pode trazer muito retorno. Como os anúncios são exibidos para um público local, as chances de que eles cliquem no anúncio é muito maior para quem está próximo.

Pesquisa por voz

Muita gente negligencia essa possibilidade, mas as pesquisas feitas por voz, também representar uma oportunidade muito valiosa em como fazer SEO local. Embora se trate de uma tecnologia nova e recente, grande parte da concorrência deixa de fora e por isso, é fácil sair na frente.

Para trabalhar junto com o Google Assistente, a empresa pode oferecer algumas soluções de SEO local, otimizando também o conteúdo, no pacote Local. Essa linguagem precisa ser feita de forma mais natural para que as pesquisas feitas por voz, entendem o conteúdo.

Usar dados estruturados e encontrar palavras-chave de cauda longa podem melhorar o posicionamento e torna-lo ainda mais natural. Contudo, existem muitas formas de usar dados estruturados que garantem resultados melhores em pesquisa por voz, mas é preciso conhecer os fundamentos para identificar qualquer possível problema.

A implementação de marcações Schema, permite que os mecanismos de busca entendam do que o seu site trata. Consequentemente, os resultados das páginas são indexados de forma correta. Ideal para fazer otimização de pesquisa por voz.

Cadastro completo no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio que passou a se chamar de Google Gerenciador de Perfis em 2021, passou por melhorias e agora ficou mais fácil utilizar a ferramenta. Sendo assim, alterar dados e conversar diretamente através de um chat, abre portas para infinitas possibilidades de negociação.

Os dados precisam estar sempre atualizados para que a SERP não fique desatualizada. É através dessas informações que o público vai entrar em contato com a empresa.  Para fazer o cadastro no Google Gerenciador de Perfis, é preciso preencher o cadastro no site. Mas este é apenas o primeiro passo da estratégia de como fazer SEO local.

O primeiro passo do cadastro envolve adicionar imagens que mostrem os produtos e a fachada da empresa. Essas imagens aparecem para o usuário durante a busca local, e facilita com que ele encontre a empresa, ao visualizar a imagem da fachada.

Existe um formulário dentro da plataforma que precisa ser preenchido corretamente com todos os dados da empresa. Quem é autônomo pode preencher os campos com tudo o que está sendo pedido.

Em descrições e outros campos disponíveis, adicione as palavras-chave que forem mais importantes junto ao nome da empresa. Evite comparar falsas avaliações para o estabelecimento. Esse tipo de avaliação não funciona e os usuários conseguem perceber que se trata de algo mal feito.

Sempre que receber alguma avaliação pelo Google Meu Negócio, responda, incluindo as que forem negativas. Mantenha todas as informações atualizadas e publique novidades, conteúdos e promoções através da plataforma.

Lembre-se de pedir que seus clientes façam uma avaliação do seu trabalho ou de seus produtos. As avaliações podem ficar disponíveis também dentro do site.

Fatores de ranqueamento para SEO local

Em se tratando de buscas locais, o Google se atenta a três principais fatores. A proximidade, o destaque e a relevância. Esses critérios são fundamentais para que a página seja recomendada entre os primeiros lugares no buscador. Portanto, para melhorar a posição, é preciso melhorar a classificação local, diante desses três fatores.

Depois de analisados, os fatores que combinados conseguirem entregar uma resposta melhor para o público, fica em primeiro lugar. Quando a empresa se encontra distante, mas oferece melhores opções de agradar o usuário, o Google vai subir a sua colocação. Para entender melhor como funciona esses três fatores, veja abaixo.

1.      Proximidade

Ao aprender como fazer SEO local, a proximidade envolve a geolocalização. Ou seja, a distância que a empresa está do usuário realizando a pesquisa. Dentre os termos que são mais buscados geograficamente, os que estão mais próximos vão ser mais interessantes para o usuário.

O Google deixa claro que nem sempre opta apenas pela proximidade para montar o ranking. Pois existem outros dois fatores que também precisam ser levados em consideração. Portanto, a proximidade não é nada, sem que os dois outros fatores também estejam em evidência para os mecanismos de busca.

2.      Destaque

O destaque vai avaliar a popularidade da empresa na região em que ela atua. Isso tudo, tomando por base alguns fatores online e offline. Quando a empresa já está online há mais tempo e tem uma presença forte nas redes sociais, sua marca se torna mais conhecida, e isso é um destaque.

Até mesmo quando ela é usada fora da internet, ela recebe uma classificação maior. As avaliações feitas no Google Meu Negócio também contam. Além das tradicionais otimizações de SEO on page e SEO off page que o site utiliza.

Sendo assim, quanto maior for a confiança passada pelo Google, mais destaque o negócio terá e consequentemente, se posiciona melhor nas SERPs. Tendo por base esses elementos, o ranqueamento local melhora.

3.      Relevância

Por fim a relevância. Esse critério envolve o uso de palavras-chave utilizadas nas buscas e nos produtos ou serviços oferecidos. O que mostra que não adianta usar palavras-chave que tenham um bom número de busca local, se ela não tem nada a ver com o nicho da empresa. Essa ligação é muito importante para a relevância das buscas.

Sendo assim, ao preencher o Cadastro do Google Meu Negócio, é importante colocar todas as informações corretamente e que se encaixe com o que a empresa faz ou vende. Para se ter uma ideia, se o usuário está em busca de um local para comer pizza, o Google não vai mostrar para ele restaurantes japoneses.

Resumo da estratégia de SEO Local

Bem parecido com SEO, as estratégias de SEO local existem uma revisão constante dos métodos colocados em prática. Sendo assim, para criar uma estratégia eficiente para a sua empresa, é preciso seguir as dicas que foram dadas, assim como se guiar com todas as técnicas básicas de otimização informada.

Criar URLS regionais é fundamental para ter um site otimizado. Além disso, a criação de conteúdo não deve ser deixada de lado. Usar subtítulos otimizados com as palavras-chave regionais mais adequadas para o serviço oferecido ou produto, é essencial para ficar entre as primeiras colocações da SERP.

Realizar linkagem interna de uma página para outra, inserir outras páginas focadas na região do footer do site e criar um cadastro completo no Google Meu Negócio fazem parte do processo de como fazer SEO local.

Assim como pedir que clientes façam avaliações e comentários. O uso de redes sociais é fundamental para quem quer construir uma presença online. Aproveitando sempre para colocar o endereço completo da empresa nelas todas.

Contratar consultoria de SEO

Diante de tudo que foi dito, e ao acompanhar o guia, dá para perceber que aprender como fazer SEO local é algo importante para que a empresa seja vista. A otimização do site junto da estratégia de SEO local, devem andar juntos para que tudo se complete, e o nome da empresa sempre fique entre os primeiros resultados da SERP.

Por isso, se precisar de um analista ou consultor de SEO local, entre em contato e solicite um orçamento!