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O que faz um consultor SEO? Essa é uma pergunta comum para quem está iniciando uma presença online. SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Motores de Busca, trata-se de mais de 200 técnicas utilizadas para otimizar um site perante a SERP. Um consultor SEO, ou analista de SEO, é um profissional especializado em aplicar estratégias para ajudar empresas a alcançar melhores resultados nas pesquisas orgânicas.
A importância do SEO para o sucesso de um negócio online não pode ser subestimada. Com a crescente competição na internet, é essencial que as instituições apareçam nos primeiros resultados de busca para atrair tráfego e leads. Estudos mostram que a maioria dos usuários não passa da primeira página de resultados de busca, tornando a otimização fundamental para aumentar a visibilidade.
Uma consultoria SEO auxilia na otimização do conteúdo do site, realizando análises de palavras-chave, construção de backlinks e desenvolver estratégias de marketing de conteúdo, entre outras atividades, para garantir que um site esteja bem posicionado nas buscas. Além disso, eles também podem monitorar e analisar dados.
O que é consultor SEO?
Um consultor SEO, também conhecido como analista de SEO, é um profissional especializado em otimização de sites, tanto na modalidade On Page (interna) quanto off page (externa). O profissional identifica pontos de melhoria e desenvolvendo planos de ação para implementar as mudanças necessárias.
O analista de SEO auxilia na criação de conteúdo relevante para o público-alvo, buscando o equilíbrio entre os requisitos do Googlebot e a experiência do usuário.
Para que serve consultor SEO?
O consultor SEO serve para tornar o seu site mais “googleável”, trabalhando para melhorar o posicionamento na SERP, aumentando a visibilidade e atraindo mais tráfego orgânico.
Para isso, deve-se realizar uma série de serviços, incluindo análise de palavras-chave, otimização do conteúdo, ajustes técnicos no site, criação de links e monitoramento de métricas de desempenho.
O que faz consultor SEO?
Confira, abaixo, uma breve lista sobre o que faz consultor SEO, quais são os tipos de serviços prestados e muito mais.
Backlinks
Backlinks são links que apontam para um site ou página específica e são uma parte importante da estratégia de SEO. São um sinal de que outros sites consideram o conteúdo do seu site relevante e útil.
Existem diversas maneiras de conseguir backlinks, como parcerias, publicação de guest posts em outros sites, criação de conteúdo de qualidade e relevante para a sua audiência, como imagens e infográficos.
Um backlink não é igual ao outro. Os mecanismos de busca consideram a qualidade e a autoridade do site que está linkando para o seu. Existem algumas métricas que ajudam a avaliar a qualidade de um site, como o DA (Domain Authority) e o DR (Domain Rating), indicadores de autoridade de domínio. Além disso, o tráfego do site também é um indicador da relevância do conteúdo e da qualidade.
Backlinks são um importante sinal de relevância e autoridade!
Seo On Page
SEO On Page é a otimização das páginas de um site, como a diminuição no tempo de carregamento ou compressão de imagens. Essa técnica é importante porque torna o conteúdo do site mais fácil de ser encontrado, melhorando sua escaneabilidade.
Algumas técnicas comuns de SEO On Page incluem a otimização do título da página e das meta tags, a escolha de palavras-chave relevantes e de cauda longa para o conteúdo e a criação de URLs amigáveis. A densidade das palavras-chave deve ser equilibrada para não comprometer a qualidade do conteúdo. Outras técnicas importantes incluem o uso de headings (H1, H2, H3…) e a formatação correta do texto, tornando a página mais legível e organizada.
A utilização de imagens otimizadas com textos alternativos, links internos e externos relevantes e a adaptação do conteúdo para dispositivos móveis são outros pontos importantes de SEO On Page.
Assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa é um serviço prestado por profissionais de comunicação que visam estabelecer uma relação positiva entre uma empresa, marca ou pessoa com os veículos de comunicação. O objetivo é conseguir publicações espontâneas em veículos de comunicação, como jornais, revistas, sites, rádios e TVs.
Para fazer uma boa assessoria de imprensa, com redatores e jornalistas profissionais, é necessário entender o mercado em que a empresa atua, elaborar pautas relevantes e saber como apresentá-las para os jornalistas de forma eficiente. Além disso, é importante monitorar as publicações geradas e avaliar o impacto delas para a imagem do cliente.
A assessoria de imprensa é importante para o branding porque ajuda a construir e fortalecer a imagem da empresa perante o público e a imprensa. Além disso, quando uma empresa é mencionada em uma publicação de um veículo de comunicação, pode gerar backlinks para o site, aumentando a autoridade.
SEO Local
SEO local é uma estratégia importante para empresas que querem se destacar em resultados de busca locais, como o Google Maps. Aqui estão três exemplos de como fazer SEO local na prática:
Otimização de palavras-chave locais: Utilize palavras-chave que contenham o nome da cidade ou região em que sua empresa está localizada. Isso sinaliza ao Google que sua empresa é relevante para pesquisas locais. Por exemplo, se você possui uma pizzaria em São Paulo, utilize palavras-chave como “pizzaria em São Paulo” ou “melhor pizza em São Paulo”.
Verificação e otimização do Google Meu Negócio: Certifique-se de que sua empresa esteja listada no Google Meu Negócio e que todas as informações estejam precisas, como os horários de funcionamento, endereço, número de telefone e fotos. Incentive os clientes a deixarem avaliações na sua página como prova social.
Conteúdo local: Crie conteúdo relevante para a sua audiência local, como posts em redes sociais que destacam eventos locais ou parceiros da comunidade. É importante incluir informações sobre sua empresa em diretórios e blogs de negócios locais. Essas ações constroem uma presença forte.
SEO de busca
Aqui estão cinco exemplos de SEO de busca, na prática, com algumas curiosidades interessantes:
- Otimização de palavras-chave: Utilizar palavras-chave relevantes em seu site é essencial para o SEO. Use ferramentas como o Google Keyword Planner para identificar as palavras-chave mais populares em seu nicho de mercado.
- Melhorar a velocidade do site: A velocidade do seu site é um fator importante para o SEO. O Google dá preferência a sites que carregam rapidamente. Melhore a velocidade reduzindo o tamanho das imagens, utilizando um provedor de hospedagem de qualidade e evitando o uso excessivo de plugins. Curiosidade: o Google já afirmou que o atraso de apenas meio segundo no carregamento de uma página resulta em uma redução de 20% nas visualizações.
- Criação de conteúdo relevante: O conteúdo relevante é fundamental para o SEO. Escreva artigos, posts de blog e outras formas de conteúdo interessantes para seu público-alvo. 72% dos profissionais de marketing consideram o marketing de conteúdo como a técnica de SEO mais eficaz, segundo a Agência Mestre.
- Link building: É possível conseguir backlinks através de guest posting, compartilhando seus artigos em mídias sociais ou entrando em contato com outros sites para pedir que eles linkem para o seu conteúdo. A empresa de tecnologia de SEO Moz afirma que a qualidade dos backlinks é mais importante do que a quantidade.
- Mobile-first: É importante que o seu site seja responsivo e adaptado para dispositivos móveis, pois o Google dá preferência a sites mobile-friendly. Mais da metade das pesquisas do Google são feitas a partir de dispositivos móveis. Ou seja: um site que não esteja adaptado para dispositivos móveis perderá muitas oportunidades de tráfego.
Gestão de conteúdo
A gestão de conteúdo é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. Ter um planejamento eficiente de conteúdo permite que a empresa mantenha uma presença constante na web, atraia e fidelize clientes, aumentando sua autoridade no mercado.
Uma pesquisa da HubSpot mostrou que as empresas que utilizam marketing de conteúdo geram 3 vezes mais leads do que as empresas que não o fazem. Além disso, o custo por lead é 62% menor do que em outras formas de marketing.
SEO para Youtube
O SEO para YouTube é importante para que seus vídeos tenham uma melhor posição nos resultados de pesquisa e sejam facilmente encontrados pelos usuários. Abaixo, listamos quatro exemplos de SEO para YouTube e algumas dicas para otimizá-los:
- Palavras-chave: Use palavras-chave relevantes para o conteúdo do seu vídeo no título, descrição e tags, isso ajuda o algoritmo a entender do que se trata seu vídeo e o sugerir para as pessoas certas.
- Título: O título do vídeo é a primeira coisa que as pessoas veem e, portanto, é importante ser atraente e descritivo. Inclua sua palavra-chave principal no título e faça com que seja interessante o suficiente para as pessoas clicarem. Use gatilhos mentais.
- Descrição: A descrição do vídeo é outra oportunidade de usar palavras-chave relevantes e explicar do que se trata o material. Além disso, é possível incluir links para outros conteúdos relacionados ou enviar o internauta para o site ou landing page.
- Miniatura: A miniatura é a imagem que aparece quando as pessoas procuram pelos vídeos. Uma miniatura atraente auxilia a chamar a atenção e atrair cliques. Certifique-se de que seja clara e relevante, que estimule a criatividade.
Outras dicas para otimizar seus vídeos incluem adicionar legendas e transcrições para serem acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. Inclua chamadas para ação para incentivar o engajamento.
SEO para ecommerce
Como fazer SEO para E-commerce? O SEO é fundamental para o sucesso do seu e-commerce, pois ajuda a garantir que seus produtos sejam encontrados pelos clientes em potencial. Veja, abaixo, alguns exemplos de SEO para E-commerce:
- Textos para Categorias: Crie textos únicos e descritivos para cada categoria de produto. Não há um tamanho certo ou densidade de palavra-chave a ser seguida. No entanto, certifique-se de usar conteúdos com LSI e sinônimos.
- Compressão das Imagens: Imagens são importantes para exibir seus produtos de maneira atraente, mas tornam o site lento. Comprima suas imagens para garantir que carregue rapidamente. De preferência, use o JPEG progressivo.
- Nomes das Imagens: Renomeie-as com nomes descritivos e inclua palavras-chave relevantes.
- Linkagens internas para produtos relacionados: Inclua links internos para produtos relacionados em suas páginas. Isso ajuda os clientes a encontrar produtos relevantes, aumentando as chances de clique e diminuindo respectivamente as taxas de rejeição.
SEO para blog
SEO (Search Engine Optimization) é essencial para aumentar o tráfego do seu blog. Alguns exemplos de SEO para blog incluem o uso de palavras-chave relevantes nos títulos e textos, criação de conteúdo de alta qualidade e originalidade, links internos e externos, além de imagens otimizadas com tags alt.
O esquema de cluster é uma estratégia de SEO que consiste em criar um grupo de conteúdos relacionados e interligados, com um artigo principal que abrange o tema geral e links para os artigos relacionados. Essa estratégia também pode ser realizada com categoria.
Otimização Pagespeed
A otimização de Pagespeed é uma técnica utilizada para melhorar a velocidade de carregamento de um site. A ferramenta PageSpeed Insights do Google é uma das principais ferramentas utilizadas para analisar a velocidade de um site e identificar pontos de melhoria.
Essa ferramenta é usada a favor do analista de SEO, pois o tempo de carregamento é um fator importante para o posicionamento nos resultados de pesquisa.
Alguns pontos importantes que devem ser considerados para a otimização de Pagespeed incluem a compressão de imagens, a redução do tamanho de arquivos CSS e JavaScript, a implementação de cache e o uso de um servidor de hospedagem confiável.
A otimização de Pagespeed pode melhorar a experiência do usuário e levar a um melhor posicionamento do site nos resultados de pesquisa, o que pode aumentar o tráfego orgânico e melhorar a conversão de visitantes em clientes.
Análise de código fonte
O código-fonte de uma página é uma fonte valiosa de informações a um analista, como na identificação de tags duplicadas. Essas tags prejudicam o desempenho, pois confundem o algoritmo de indexação.
Ao inspecionar o código-fonte de uma página, é possível verificar se existem tags duplicadas e, em seguida, corrigi-las. A correção é realizada por meio de ferramentas como o Google Search Console ou por meio de inspeção manual.
Outra técnica que pode ser usada para melhorar o SEO é a utilização de tags canonical. Essas tags são utilizadas para indicar aos mecanismos de busca a página principal que deve ser indexada, em vez de páginas com conteúdo duplicado. A utilização correta das tags canonical evita penalizações e melhora a leitura do Googlebot.
O código-fonte também é usado para verificar outros dados importantes, como a velocidade de carregamento da página, a otimização de imagens e a formatação correta do HTML.
Quanto custa consultor SEO?
Ao buscar por serviços de SEO, é comum se perguntar “quanto custa consultor SEO?” A resposta para essa pergunta não é simples, pois os valores variam conforme o tamanho do projeto, a complexidade das alterações necessárias e a experiência do consultor. Por isso, é importante entrar em contato com o consultor SEO para solicitar um orçamento personalizado para o seu negócio.
Ao solicitar um orçamento, sua empresa entenderá os serviços que serão prestados, os custos envolvidos e as etapas do projeto. É importante ressaltar que investir em SEO pode trazer um retorno significativo em termos de visibilidade e conversões.
Como contratar consultor SEO?
Ao contratar um consultor SEO, é importante considerar uma série de fatores que influenciarão nos resultados obtidos. Confira, a seguir, algumas dicas de como escolher o melhor consultor para o seu projeto:
Experiência e conhecimento técnico
Um bom consultor SEO deve possuir experiência e conhecimento técnico sobre as melhores práticas de SEO, estar sempre atualizado sobre as mudanças de algoritmo e ser capaz de aplicar as técnicas corretas para cada situação.
Case studies e avaliações
Peça ao consultor SEO que apresente alguns casos de estudo de trabalhos anteriores e avaliações de clientes. Essa é uma dica para avaliar a qualidade do trabalho realizado pelo profissional e entender melhor a experiência de outros clientes.
Transparência e comunicação
Um bom consultor SEO deve ser transparente em relação aos seus métodos de trabalho, estratégias e resultados esperados. Além disso, deve manter uma comunicação clara e frequente com o cliente, para que este esteja sempre a par do andamento do projeto.
Análise da concorrência
Deve-se realizar uma análise completa da concorrência, a fim de identificar as estratégias que estão funcionando para outros sites do mesmo nicho. Com base nisso, desenvolve-se uma estratégia personalizada para o seu negócio, que seja mais efetiva do que as estratégias da concorrência.
Metodologia de trabalho
O consultor SEO deve apresentar uma metodologia de trabalho clara e objetiva, que mostre as etapas do projeto, os prazos e as métricas de sucesso. Assegurando, assim, que o projeto seja conduzido de forma estruturada e organizada.
Customização do projeto
É muito importante realizar a customização do projeto conforme as necessidades e objetivos específicos de cada cliente, realizando a escolha das palavras-chave corretas, a otimização do site para dispositivos móveis, a criação de conteúdo relevante e outras estratégias personalizadas.
Preço e prazo
O preço e o prazo do projeto são fatores importantes a serem considerados na hora de contratar um consultor SEO. É importante escolher um profissional que ofereça um preço justo e prazo viável para a realização do projeto.
Lembre-se de que investir em SEO traz resultados significativos para o seu negócio, como aumento da visibilidade, aumento do tráfego orgânico e aumento das conversões. Por isso, é importante escolher um especialista qualificado e experiente, que possa desenvolver uma estratégia personalizada e efetiva para o seu site. Ao seguir as dicas acima, sua empresa encontrará o consultor SEO ideal para o seu projeto e alcançar o sucesso online.
Quando contratar consultor SEO?
Veja quando indicamos realizar a contratação de uma consultoria de SEO quando:
- Está iniciando um novo projeto de site ou blog.
- Lançamento um novo produto ou serviço.
- Migração para um novo domínio ou plataforma.
- Penalizações de mecanismos de busca.
- Melhorar o ranking de palavras-chave específicas.
- Otimizar a estrutura e a arquitetura do seu site.
- Criar uma estratégia de conteúdo para atrair mais tráfego orgânico.
- Melhorar a experiência do usuário e a usabilidade do seu site.
- Aumentar a conversão de visitantes em clientes.
- Monitorar e analisar o desempenho do seu site e das suas campanhas de marketing digital.
Onde contratar consultor SEO?
Ao considerar a contratação de um consultor SEO, é importante escolher um profissional ou agência de confiança, que tenha experiência comprovada em desenvolver estratégias eficazes de otimização de mecanismos de busca.
Eu atuo no mercado há anos, oferecendo serviços de consultoria SEO para empresas de diversos segmentos e tamanhos, inclusive pequeno e médio porte.
Entre em contato e saiba como posso ajudá-lo a melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca e aumentar a visibilidade da sua marca na internet!
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